EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

Biografia

Professora, Pedagoga, Psicopedagoga e Psicanalista,  considerada multiprofissional, Deise Tomazin, nasceu numa década em que guerrilhas e atentados espocavam por toda parte, 1964, ano em que a "violência" e a "repressão" estavam incumbidos de caracterizar uma etapa da história onde o sangue e a maldade era de se esperar naquelas circunstâncias. No mesmo ano, apesar das restrições impostas pelo regime militar, foram mantidos os fluxos de informações sobre a algumas doenças, entre elas a poliomielite, doença que determinou o quadro de deficiência física que acometera no ano seguinte. Isso trouxe problemas motores no membro superior direito, fazendo com que ficasse por anos em tratamento terapêutico na Associação de Assistência à Criança Deficiente, a AACD.

Nessa época, pessoas com deficiência (chamadas de “defeituosas”) eram "preparadas" para viver em sociedade, devendo ficar em instituições, isoladas do convívio social. Só pode frequentar escola regular em meados dos anos 70.

Somente na década de 80, um grupo muito grande dessas pessoas resolveu "derrubar os muros" da exclusão e sair para conquistar espaços na sociedade. Deise iniciava então sua carreira como professora. Casou-se em 86, tendo os lindos filhos Mariana e Pedro em 88 e 90.

Somente depois de ver seus filhos crescidos voltou a estudar e iniciar então uma jornada de trabalhos que lhe rendera grandes frutos.

Em 96 ingressou na Prefeitura Municipal de São Paulo como professora, tendo a oportunidade de desenvolver trabalhos com tecnologia. Tornou-se professora de Informática Educativa em 98, e em 2004, para sua surpresa, foi convidada a trabalhar na mesma Instituição que a servira durante sua infância, a AACD. De Paciente a Terapeuta, especializou-se em Educação Especial, Tecnologia da Informação e Comunicação e encontrou-se nos estudos da Psicanálise.

Logo depois, em 2006, passava sua história para outro segmento: foi convidada a fazer parte de um Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) na região da Zona Norte de São Paulo, onde sempre residiu.

Durante o tempo em que esteve neste órgão, os estudos foram uma constante em sua vida. Mestrado em Educação Especial e Psicanálise e início do Doutorado na Espanha em Formação de Professores. Fez mais de dez cursos de pós-graduação Lato Sensu na área da Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva e Psicopedagogia.

Tornou-se tutora em diversas disciplinas no sistema de educação a distância em algumas universidades brasileiras.

Convidada no ano de 2011 para compor a equipe do Núcleo de Informática Educativa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, aprofundou-se na área da Tecnologia Assistiva, tornando-se uma referência para muitas escolas de vários municípios.

Um novo caminho surge: de paciente, a terapeuta e de terapeuta a formadora. O convite e acolhimento recebido da AACD só demonstrou a capacidade resiliente em lidar com o novo.

Como pesquisadora, continua atuando e escrevendo sobre os Recursos Tecnológicos Acessíveis e Acessibilidade na Web, recebendo vários convites para expor tais trabalhos em Universidades Particulares e Públicas espalhadas pelo país. Em 2014 veio o reconhecimento como uma das ganhadoras do Prêmio ARede.

O Prêmio ARede veio elevar sua capacidade em lidar com o novo, o inesperado.

Deise Tomazin chegou à conclusão que precisava se preparar mais para novos desafios. Agora, Assistente de Direção em uma escola pública, divide seu tempo com a Assessoria e Consultoria Pedagógica em duas Instituições renomadas e docência em Universidades particulares, estaduais e federais.

Convidada para palestras, Deise tem levado seu legado à todo país, sempre discorrendo em universidades, instituições, seminários e congressos para plateias de professores, pedagogos, profissionais da educação, famílias e pessoas com deficiência.

Quando uma pessoa nasce ou adquire algum tipo de deficiência, é uma fatalidade imutável, porém, nenhum estudo diz caminho certo a tomar. Sem dúvida existem caminhos variados para a pessoa com deficiência. Deise Tomazin optou para trabalhar sem limites. E você, tem limites?

left show center tsN fsN normalcase fwR|left fwR tsN|left show center tsN fwB uppercase|bnull||image-wrap|news c05|fsN c05 normalcase fwR tsN sbww|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||